quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Existem momentos que precisamos repensar!








Venho fazendo uma reflexão acerca de tudo que acho importante, das coisas que conquistei, das pessoas que passaram pela minha vida, das pessoas que permaneceram nela e das que vem e vão também, pensei em relação às experiências trocadas ao longo dos meus quase quarenta Anos, e confesso que estou na busca de entender melhor o ser humano e suas questões, de me sentir feliz e realizada, e claro de conseguir conquistar o equilíbrio, de me relacionar sem medo.
Quando mergulhamos na busca do conhecimento, ou melhor, do autoconhecimento percebemos que a cada dia surgem novas questões que ocupam o espaço daquilo que deixa de ser importante, pois nossas prioridades também mudam, nossos pontos de vista mudam, diante da velocidade com que as coisas vão acontecendo.
 Hoje ao perceber que quase a grande maioria das pessoas com quem convivo sofrem de depressão ou de aceleração, também me leva a repensar, em relação ao que seria o equilíbrio falar de equilíbrio me transporta para as sábias palavras de meu pai Rodovalho Souto que sempre disse que devemos tratar do nosso corpo buscando o equilíbrio físico e mental, pois só através do equilíbrio poderemos alcançar a saúde e a capacidade da auto cura, pois “mente sã, corpo são” Essa é uma busca constante, pois vivemos em uma sociedade Capitalista onde somos consumidos pelo poder do consumo.  
Depois de ver a Palestra da Psicanalista Maria Rita Kehl “Depressão e Aceleração” Achei bastante interessante a abordagem da questão do Tempo;
O Tempo Humano; da concepção da vida, da gestação, do nascimento, crescimento o da evolução do ser.
O Tempo da Natureza; dia, tarde e noite, as estações, o frio, calor, plantio, colher, a caça e a percepção do homem em relação à natureza
O Tempo da Igreja; nascimento, batismo, primeira comunhão, casamento e datas religiosas
O Tempo do Capitalismo; o consumo, o tempo do ter, do capital, da opressão, da desigualdade social, do crescimento das doenças mentais e físicas, do total desequilíbrio, da exploração e principalmente dos valores impostos a sociedade.  
O Tempo como forma de exercer o poder através do controle dele.
Saber que vivemos em busca de um futuro que não existe, a não ser em nosso imaginário também reflete a hipocrisia da sociedade capitalista e do consumo, pois a única certeza que temos do futuro é a do fim da nossa estrada, a morte, essa é certa!
Viver angustiado por querer ser, ter e “vencer”, só nos faz entrar em um jogo muito perigoso de quando não somos, temos que passar a imagem que parecemos ser, quando não temos, temos que parecer ter, e quando não vencemos temos que parecer vencer e quando nada disso acontecer temos que ter algum medicamento ou drogas que nos façam acreditar que podemos, pois a indústria farmacêutica de fato buscou resolver as mazelas causadas pelo sistema capitalista e consegue ganhar dinheiro com a desgraça dos outros. É importante falar da questão do uso dos antidepressivos como forma de poupar o ser humano de viver suas frustrações e pior castrar o ser humano da capacidade de reagir aos estímulos e de buscar suas próprias devesas.

Enfim à hora é sempre agora, o momento é sempre o que estamos vivendo, pois um segundo que passou já virou passado e pode ser considerado como uma experiência vivida, mas não tem o poder de revelar o que será o amanhã...
Vou citar Lacan “CEDER NA VIA DO NOSSO DESEJO PRODUZ DEPRESSÃO” Por tanto seja verdadeiro com o que você pensa. Como você de fato vê o mundo e as pessoas. Não viva a sua vida só para agradar aos outros, se calando e permitindo que as pessoas façam o que querem de você, não deixe de falar dos seus sentimentos, pois eles são valorosos para você, e para quem realmente te ama não se preocupe se às vezes, você não concorda com a maioria, pois nem sempre a maioria é inteligente, não deixe de defender seu ponto de vista, mesmo que algumas pessoas achem que você só cria problemas, que você é complicada, que você é louca, que você é a que não tem educação, a dona da verdade, diga a quem você ama a importância que cada um tem na sua vida, mas não permita que te digam como você deve fazer ou agir, pois as soluções para seus problemas só você poderá encontrar, que bom que cada pessoa pensa e age de forma diferente, só assim podemos trocar experiências. E saiba que agindo assim, no futuro sua saúde vai agradecer. Busque sempre o equilíbrio.
Somos fruto de; nossas experiências, de nossas heranças genéticas, e do meio que vivemos, sendo assim, acredito que devemos usar nosso tempo para momentos e experiência que posam nos trazer o sentimento de prazer e de felicidade, pois a vida é agora!


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Organizando o Pic Nic do Miguel

Agora vou contar para vocês como foi bacana e muito gratificante organizar essa festinha do Miguel.
Primeiro iniciei uma busca por um lugar que desse para atender ao projeto da festa que era um Pic Nic com o tema do Bem 10. Escolhido a data, o local e o horário comecei então a organizar a lista dos convidados, dividindo por adultos e crianças.



Precisava garantir que a festa fosse diferente começando pela preparação do convite, busquei vários modelos diferentes, mais acabei decidindo fazer eu mesma a diferença,  e foi ai que decidi fazer um catavento como convite,  ficou maravilhoso e conseguimos com isso surpreender as pessoas com uma bela lembrança.
O conceito de festa infantil vem mudando muito, hoje as lembranças não são mais aquelas peças minusculas que vão para o lixo assim que chegam em casa, o investimento é todo em peças que serão usadas na própria festa, os doces, bolos  fazem  parte direta da decoração da mesa.




























O engraçado como isso me transportou no túnel do tempo, quando as garrafas de Coca Cola eram enfeites das mesas de aniversário, cobertas pelo tema do aniversário, o bolo era decorado com o tema da festa e os docinhos enfeitavam a mesa, conseguir visualizar isso é emocionante, pois apesar do conceito ter mudado, para algo mais fino e elegante, percebesse que o que era fundamental naquela época continua sendo até os dias de hoje aproveitado.
   Foi uma festa organizada com muito carinho e pensando na satisfação e alegria das crianças.

Depois volto para postar as etapas de organização, dando varias dicas para quem quer organizar uma festa. Um abraço
Jana souto





quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Como educar sem perder a doçura?


 Educação não é receita de bolo e filhos não vem com bula ensinando como lhe dar, não acredito em educação tradicional e nem liberal de mais, devemos encontrar um equilíbrio, acho que os filhos realmente seguem exemplos do que seus pais fazem, e não do que seus pais mandam fazer.
 Vivemos em uma sociedade hipócrita, com falsos valores, que cobram de mais e que manipulam formas de educação como se as pessoas fossem robôs e não tivessem sentimentos e necessidades. Principalmente no que diz respeito aos filhos ajudarem a mãe, mulher, pois o machismo que impera continua tentando nos imprimir as condições de mulheres que devem fazer os serviços do lar, devem cuidar de seus filhos e assumir toda a responsabilidade referente a eles, e ainda devem; manter a casa em ordem, ajudar os filhos com a educação, contribuir financeiramente, ficar sempre linda e contente e pronta para satisfazer seus parceiros, isso é piada de mau gosto. Queria ver os papeis invertidos como eles lidariam com os filhos. kkkkk
Também já presencie mulheres mães sozinhas que por pura necessidade contavam com ajuda dos filhos maiores para conseguirem criar seus filhos menores e sinceramente não vejo mal nenhum nisso. Tive depoimento de crianças e jovens que desde sedo vivem dentro de uma realidade bastante difícil e nem por isso adotaram comportamento de se sentirem exploradas por seus pais.
Meu pai perdeu o Pai dele aos 14 anos e teve que assumir por necessidade o lugar do pai e ajudar a criar os irmãos mais novos, trabalhou muito, estudou muito e foi sempre para todos uma  grande referencia de ser humano, acho que isso só ajudou a ele a perceber o quanto foi importante na vida de cada pessoa da sua família.
 Vivemos em sociedade e a família é a primeira, se desde sedo não ensinarmos nossos filhos que devem contribuir pelo bem de todos, que devem fazer cada um sua parte nas tarefas do lar, que devemos pensar em cuidar e ajudar quem amamos. Corremos o risco de transformamos eles em seres humanos que acham que o mundo gira em torno deles, que seus pais são escravos ou gênios da lâmpada que se eles pedem temos que realizar, que eles podem e devem falar o que quiserem mesmo que venham magoar seus pais, podem e devem gritar e dar ordem para seus pais como se pudessem punir o amor que seus pais sentem, podem se meter nas conversas de adultos, podem e devem ouvir conversas que não devem. Enfim assim criamos tiranos, seres sem amor ao próximo, egoístas e completamente fora da realidade que vão sempre se acharem o centro das atenções e sinceramente nem sempre somos os centro, nem sempre os holofotes estão virados para nós, e nem sempre somos bem sucedidos naquilo que fazemos. E ai como conviver com as perdas? Os fracassos? E melhor, Como conviver com pessoas melhores que nós?    
Comecei a trabalhar muito cedo ajudando minha mãe com a venda de quentinhas, vi o quanto foi importante para minha mãe poder contar comigo para as conquistas que beneficiaram toda nossa família, e isso com certeza me ajudou a saber que mesmo nova eu pude ajudar e aprender a me comunicar, negociar e melhor conquistar meu próprio espaço.
As crianças falam o que realmente vem na cabeça, ultimamente tenho ouvido cada coisa de crianças que convivo que me deixam bastante assustada, criticas que fazem de seus pais  algumas bem fundamentadas e outras descabidas, tento mostrar nos meus conselhos que devemos observar o conjunto e não momentos isolados e que pais são amigos e não monstros que querem destruir, muito pelo contrário ajudam na construção  dos seres que seremos no futuro.
Triste é ver crianças se perdendo no meio de crises conjugais de seus pais e reproduzindo isso por onde quer que vá fruto da observação e da experiência que vive em casa, existem traumas que nos marcam para sempre e que realmente não tiramos nada de produtivo e os ensinamentos são o repúdio ao comportamento de seus pais e pior a completa falta de referencia que faz com que crianças desenvolvam o comportamento agressivo de querer ocupar o lugar do adulto, pois simplesmente não se sentem protegidas e assumem a personalidade de líder e as responsabilidades, pois quem realmente deveria ser referencia só sabe demonstrar, egoísmo, agressividade, vaidade, possessividade e total falta de companheirismo, isso realmente pode trazer seqüelas que ficaram marcadas para sempre na vida de uma pessoa. Por isso acho sim que devemos envolver todos da família nas tarefas e responsabilidades do dia dia, para que mais tarde saibam que cada um deve fazer a sua parte e não ficarem esperando que alguém venha fazer, pois quando alguém fizer saberá reconhecer com amor e gratidão.

sábado, 18 de agosto de 2012

USE O AMOR E RECEBERÁ AMOR


A FELICIDADE NÃO DEPENDE DO QUE NOS FALTA, MAS DO BOM USO QUE FAZEMOS DO QUE TEMOS"
 THOMAS HANDY
 
               Às vezes passamos mais tempo pensando naquilo que queremos fazer, projetando de que vida queremos ter, idealizando como vai ser maravilhoso e acaba faltando tempo para agirmos para que possamos tornar realidade àquilo que queremos para nos realizarmos com as coisas mais simples que estão ao nosso alcance, pois é hoje com quase 40 anos percebo que sou fruto de tudo que vivi, das influências que sofri das pessoas que passaram pela minha vida, pelos tombos que eu levei : alguns que limpei o joelho rapidamente para que ninguém percebesse e me levantei, e outros que precisei de ajuda para me levantar, engraçado quanto mais escrevo mais percebo que a cada dia algo diferente acontece dentro de mim, algumas contradições, não importa, o que importa é saber dar valor a tudo que conquistamos, pois só assim conseguiremos atrair para nossa vida coisas boas.
              Um dia li um livro que falava do poder do amor e de como é importante colocarmos amor em tudo que fazemos, pois o amor é considerado o maior dos sentimentos e poder transformador da nossa vida.
                 Pensamos assim: então é fácil vou dizer agora que amo tudo e todos que tudo de bom vai acontecer comigo, errado não é dizer é sentir, e sentir amor não é fácil, não é condicionamento, é mais complexo, é sentir, é deixar fluir dentro do peito esse sentimento lindo que nos faz parecer fortes, aliás parecer não: transparecer. O amor é como calmante para meu coração, todas as vezes que estou triste, nervosa ou irritada com alguma coisa e sei que isso não vai me fazer bem, paro respiro e penso como é bom amar, como é bom ser amada, como é divino respirar e viver. Vou pensando em todos os momentos que considero que foram importantes na minha vida e que me fizeram sentir importante, diferente , feliz e isso funciona.  Todas as vezes que pensamos em coisas boas que vivemos passamos a viver duas vezes o mesmo sentimento e isso é gratificante e  muito bom. Gente ,às vezes quando estou nesse exercício fico rindo muito, pois lembro também de coisas engraçadas e de pessoas engraçadas e rir também nos aproxima do amor.
            No outro dia parei para pensar porque as pessoas me acham forte, guerreira, vitoriosa, boa de briga, bom astral, boa amiga, boa de papo, divertida, engraçada, atenciosa, e ai comecei a refletir que minhas qualidades são reflexos daquilo que acredito ser importante para ser feliz, fiquei impressionada, pois nenhuma qualidade ligada ao bem material, e é exatamente isso que me torna diferente, gosto de conforto sim, boa casa, bom carro, bom vinho, tudo de bom, mais nada disso é prioridade na minha vida, pois acredito profundamente que a felicidade só vem para quem quer ser feliz e para ser feliz de verdade precisamos fazer as pessoas felizes, pois quando faço alguém rir a força daquele sorriso reflete em mim e na minha vida, pois me aproxima do sentimento de amor

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Para Ser Feliz!


Para ser feliz é preciso querer, para ser feliz e preciso decidi pela felicidade. Deixar de se esconder atrás dos medos, dos traumas, dos fracassos e acreditar na capacidade de ser renovar a cada dia. Cada manhã deixar nascer dentro de nós à fé em Deus e nas possibilidades que ele nos oferece.
Acreditar que nossas vitórias são bem maiores que alguns momentos que às vezes não foram legais mesmo, e nos fizeram muito mal, mais que não podem mais influenciar nas nossas decisões e muito menos nos impedir de sermos felizes.
Saber aproveitar um sorriso, um abraço ou mesmo uma simples palavra de conforto e carinho, e ter a certeza de como é bom fazer sorrir quem tanto chora levar uma palavra de conforto para quem cansa no meio da estrada, e às vezes ter que segurar na mão de um amigo ou de irmão para que ele consiga prosseguir e chegar ao fim dessa estrada. Levantar nossa cabeça para o Céu para que possamos admirar a beleza que é a vida e que Deus nos deu a oportunidade de sermos o que quisermos basta desejar, acreditar e conseguir.
Não podemos ter vergonha de sermos quem somos, de valorizar de onde viemos, aonde chegamos e para onde queremos ir, traçar metas e objetivos, mais sem viver nenhuma escravidão, deixar fluir, aproveitar cada momento de nossa vida e saber sempre que o tempo não volta para trás e que devemos fazer tudo que não venhamos nos arrepender, mas se por um acaso fizermos algo e nos arrependermos não tem problema, a cada dia temos a oportunidade de recomeçar.
Sabe tenho vivido momentos de muita reflexão e eu decidi que quero ser Feliz, e levar Felicidade para as pessoas, me faz feliz, como fico feliz de ver as pessoas rindo de mim, não me sinto ridícula não, muito pelo contrário, me sinto agradecida por esse dom. Fico imaginando, já pensou se eu fosse uma pessoa sem graça, sem amor, sem saúde, sem brilho, sem luz, Nunca!
Nasci para Brilhar, nasci para levar o riso, a paz a esperança, afinal é isso que meu pai esperava de mim quando me fez. E é isso que ele espera de todos nós.
Não deixe a falta de humor te tornar uma pessoa amarga, sem amor, sem riso, sem esperança, traga para sua vida a terapia do sorriso, da esperança e da fé, sorria para tristeza, pois só assim ela vai embora.
Faça da sua história uma lembrança agradável para as pessoas que te amam, pois a vida é uma passagem então deixe sua marca, diga quem é você, o que você espera da vida e cobre sempre ser feliz, ainda que em alguns momentos você chore, pois só reconhecendo suas fraquezas é que você pode crescer.
Exercite o perdão na sua vida e no seu dia, dia, pois esse é o meu momento egoísta, sei que quando perdoo quem ganha sou eu, então não penso muito, começo o exercício de desvalorizar aquilo que me faz mal da minha vida sempre dizendo eu perdoo, não fico mais arrumando justificativas para o erro dos outros nem para os meus, confio na lei do retorno, não valorizar as coisas e pessoas que te fazem mal, se manter longe de sentimentos que possam te levar fazer o mal alguém e se manter longe de sentimentos negativos.
Colocar o amor sempre em primeiro lugar

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pensando qual o caminho seguir!

Venho vivendo um turbilhão de emoções, emagrecer meus 30 kg, mudar minha alimentação e de toda minha família, voltar a praticar esporte, buscar um rumo profissional que me traga felicidade e dinheiro, mudar meu ritmo de vida, buscar novas oportunidades, novos sonhos, e mais, ter aquela grande idéia que ninguém ainda teve e me tornar uma sumidade em algum assunto. A busca pela realização e reconhecimento.




Quem ainda não viveu a crise existencial, sem saber para onde ir, o que fazer com a vida profissional, financeira e sem saber em que investir seu tempo e dinheiro? Quem nunca se arrependeu de decisões que tomou no passado e tentou recomeçar do ponto de partida? Pois é assim que me sinto nesse momento. Muitas possibilidades de mudanças e, junto, muitas incertezas do que devo fazer e para onde devo seguir.



Pensei que isso fosse normal apenas para os adolescentes, não para uma jovem de quase 40 anos. Fico buscando em mim as principais habilidades e paixões que possuo - comunicativa, extrovertida, boa líder, amiga, boa em persuadir, boa em venda, ligada na moda, musica, arte, decoração, EVENTOS, beleza, praia, sol, viagens, sou boa conselheira, boa empreendedora, acredito no novo, acredito que cada pessoa tenha um universo para ser explorado... pois é, acredito na vida, gosto de viver, amo minha família e meus amigos e quero construir minhas vitórias rodeada de pessoas que amo e poder proporcionar coisas boas para as pessoas, o que me fará cada vez mais feliz.



Meu grande problema é esse, não saber como focar e canalizar minha energia. Sou uma pessoa capaz de fazer mil coisas ao mesmo tempo e isso me deixa um pouco perdida. Bom, hoje gostaria muito de ter acordado com aquela ideia que eu falei, aquela que vai revolucionar algum pedaço no mundo. Estou pensando em abrir meu próprio negócio, minha empresa de comunicação e eventos, pois tenho uma vasta experiência em organização de eventos.



Durante quase 7 anos, organizei o baile do médico do CREMERJ, na Marina da Gloria, e essa minha experiência não parou aí. Fui produtora de teatro, presidente da ONG “O Remédio é o Samba”, produtora de alguns artistas, produtora das velhas guardas da Mangueira e do Salgueiro, trabalhei com captação e sempre ajudei alguns amigos artistas em suas produções, acho essa uma possibilidade.



Também pensei em abrir uma grife, um salão de cabeleireiro, voltar a fazer teatro, fazer fotografia, já que venho fazendo isso com minha câmera semi profissional e sendo muito elogiada. Pensei também em fazer uma nova faculdade, talvez de Psicologia. Então, estou tentando me encontrar, organizar minha vida e definir essa nova Janaina que irá nascer! Viva a vida e todas as possibilidades que nela temos!



terça-feira, 19 de junho de 2012

Hora de mudar um pouco o foco!

Estou seguindo a sugestão de alguns amigos e vou começar a falar um pouco de mim e das minhas experiências, e dividir um pouco também de um lado que tem aflorado em mim, a comédia!
Gente tenho vivido momentos difíceis, mais incríveis em aprendizado, tenho buscado me amar mais, me valorizar mais, e principalmente me OLHAR no ESPELHO. Caraca, como eu sou estranha para mim mesma, pensei que eu me conhecia, mas a cada dia que passa me conheço mais um pouco e descubro coisas engraçadas e assustadoras da minha outra metade. kkkk e Olha que ela é grande, pois hoje estou pesando 96kg nos meus 1,65m com 39 anos Obesa sim, mais feliz...kkkk Mentira tá. Estou buscando sempre o caminho de volta para os 60 kg puxa que sofrimento, já passei por várias tentativas e vários tipos de dieta e cada uma mais engraçada que a outra vou trazer tudo para cá, não sou médica por isso não usem minhas experiências procure sempre um profissional da área para emagrecer. Vamos lá
 Pesei 56 kg até meus 20 anos, depois tive meu primeiro filho engordei 30 kg e em menos de um ano cheguei-nos 60 kg que me acompanharam até 2ª gravidez que também engordei 30 kg depois de dois anos cheguei aos 70 fazendo sempre uma dietinha é claro, fiz a Dieta da lua, dos signos, da sopa, da proteína, dos vegetais, dos animais. kkkk comi muita ração e fiquei assim uns 4 anos e em altos e baixos, ai resolvi mudar minha vida, iniciei todo um ritual, procurei uma médica, entrei em uma academia arrumei um super personal, fazia tudo que pintava na academia, correr aula de spinner, de dança, tramp, trump sei lá tudo que diziam que perde muito, eu queria fazer, e entrei  para o vigilante do peso em três meses com todas as atividades e mais drenagem linfática perdi 15 kg comendo tudo, só diminui as quantidades também eu tinha uma super orientadora que vou falar dela depois a SARA.Gente fiquei simplesmente linda e gostosa, arrumei um emprego legal e meu marido não perdeu tempo todo dia festinha em casa.kkkk sabe o que aconteceu? Vocês devem ter pensado rápido engordou tudo de novo Certo? Não engravidei pela terceira vez e engordei o dobro, entrei na maior depressão e vi todo meu esforço para cuidar do meu corpo indo embora nos 109 kg que cheguei, ai pensei depois recupero é minha ultima gravidez, não vou me privar de nada, e olha que eu mantive academia fazia aula de hidro com a Professora Renata  que cuidava de gestantes na academia, hoje acho que se não tive complicações no parto e na minha saúde devo tudo por ter mantido alguma atividade física, caso contrário teria engordado mais de 150 kg.
Quero dividir com vocês essa nova fase, minhas alegrias e minhas frustrações também é claro. Bom iniciei acompanhamento com uma nutricionista e voltei a fazer minhas caminhadas e coloquei no meu cardápio água aromatizada e com isso substitui meu vicio pela coca- cola e agora estou me sentindo bem melhor.
Esqueci de falar que deixei de fumar no dia 01 de janeiro de 2012. Minha principal vitória! Agora vou à busca de outras com ajuda de Deus é claro!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Para Reflexão


Para Reflexão

A Cenoura, o Ovo e o Café

Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema estava resolvido um outro surgia.


Seu pai, um cozinheiro, levou-a até a cozinha dele. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Em uma ele colocou cenouras, em outra colocou ovos e, na última pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.


A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo.


Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e os colocou em uma tigela. Então pegou o café com uma concha e o colocou em uma tigela. Virando-se para ela, perguntou:


- Querida, o que você está vendo?


- Cenouras, ovos e café. - ela respondeu.


Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras.


Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias.


Ele, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura.


Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso.


- O que isto significa, pai?


Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, a água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente.


A cenoura entrara forte, firme e inflexível, mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil.


Os ovos eram frágeis - sua casca fina havia protegido o líquido interior, mas depois de terem sido fervidos na água, seu interior se tornara mais rijo.


O pó de café, contudo, era incomparável; depois que fora colocado na água fervente, ele havia mudado a água.


Ele perguntou à filha:


- Qual deles é você, minha querida? Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde? Você é como a cenoura que parece forte, mas com a dor e a adversidade você murcha, torna-se frágil e perde sua força? Ou será você como o ovo, que começa com um coração maleável, mas que depois de alguma perda ou decepção se torna mais duro, apesar de a casca parecer a mesma? Ou será que você é como o pó de café, capaz de transformar a adversidade em algo melhor ainda do que ele próprio?

Somos nós os responsáveis pelas próprias decisões. Cabe a nós - somente a nós - decidir se a suposta crise irá ou não afetar nosso rendimento profissional, nossos relacionamentos pessoais, nossa vida enfim.


Ao ouvir outras pessoas reclamando da situação, ofereça uma palavra positiva. Mas você precisa acreditar nisso. Confiar que você tem capacidade e tenacidade suficientes para superar este desafio.


Uma vida não tem importância se não for capaz de impactar positivamente outras vidas.